Os anúncios aqui postados são de inteira responsabilidade do Google

15 de out. de 2007

Seminário " Aconteceu na Casa Espírita"

Tivemos domingo, 14 de outubro de 2007 a realização do Seminário "Aconteceu na Casa Espírita", ministrado pelo irmão Euzébio Silver, coordenador do ESDE da Federação Espírita da Bahia.

O evento contou com a participação de vários trabalhadores e alguns freqüentadores da casa.

O Seminário foi dividido em quatro módulos:

  1. Em torno do livro com mesmo título do seminário;
  2. Auto-Educação na atividade Espírita;
  3. Dinâmica da Colaboração;
  4. Reflexões

No primeiro módulo, o facilitador lembrou aos trabalhadores a importância do "Olhai, Orai e Vigiai", dito por Jesus, devendo os mesmos manter uma atenção permanente em suas tarefas e no seu dia-a-dia. Trouxe-nos várias reflexões, destacando-se a importância de um bom relacionamento interpessoal em nossa casa. Fez um breve resumo dos principais capítulos do Livro, psicografado por Emanuel Cristiano, ditado pelo Espírito Nora. O livro relata um plano das trevas para acabar com uma Casa Espírita, encontrando "brechas" em vários trabalhadores invigilantes daquela Instituição, quais sejam: Ciúme, Irritações, Fofocas, Melindres, Disputas de cargos, dentre outras. Apesar das orientações conferidas pelo Mentor Espiritual, alguns trabalhadores continuavam agindo equivocadamente, causando um grande abalo nas estruturas daquela Instituição, o que resultou em evasão de vários trabalhadores do bem e instalação de vários processos de perturbação espiritual.

Mas como o Bem sempre suplanta o Mal, acompanhamos a vitória da Luz sobre as trevas, apreendendo com o Mentor daquela narrativa que "Num mundo de Provas e Expiações, o bem deverá sempre dar exemplo àqueles que ainda se demoram na ignorância. Por isso, no trabalho espírita, vigilância e caridade são as trancas para evitar a invasão das trevas".

No segundo módulo, Euzébio nos trouxe muita reflexão acerca da Educação e auto-educação na atividade Espírita, através de questionamentos, mensagens de conceituadas personalidades, tais como: Divaldo Franco, Emmanuel, Santo Agostinho, Kardec. Lembrou como deve ser um dirigente da Casa Espírita, citando Jesus como modelo. Discorreu sobre várias passagens do Evangelho, provocando reflexões edificantes.

No terceiro módulo o facilitador abordou sobre a importância da interação dos indivíduos no trabalho em equipe, da sua colaboração, integração e do trabalho coletivo, onde as diferenças devem ser devidamente respeitadas em prol do trabalho harmonioso, o que trás resultados mais ricos. Fez-nos refletir o que é mais fácil fazermos. Trouxe-nos conceitos e exemplos de liderança, poder, autoridade.

E por fim, apresentou-nos diversas reflexões de vida, que nos fez repensar a respeito de muitas coisas que com certeza nos fizeram pessoas diferentes daquelas que ali chegaram. Encontros dessa natureza são muito importantes, principalmente para despertar pessoas de bem que muitas vezes se deixam "adormecer" na prática do trabalho edificante. Parabéns Euzébio, parabéns Centro Espírita Servos do Senhor. Obrigado Jesus!

3 comentários:

  1. Bom dia companheiros de fé.
    Nos do Centro Espirita Irmã Celina estamos querendo realizar um seminario sobre o livro aconteceu na casa espirita.
    E gostaria de saber se vocês desenvolverema alguma apostila pra o seminario?
    E se realizaram uma mande pra o meu email por gentileza. jhostondantas@gmail.com
    grande abraço que o Cristo nos abençõe.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Achei muito interessante as temáticas dos módulos do Seminário "Aconteceu na Casa Espírita".
    Recebi a incumbência de desenvolver um estudo sobre o tema da obra e havia rascunhado basicamente os mesmos tópicos.
    Assim fiquei muito estimulada a abordar desta forma e não como solicitado a princípio do estudo resumido do livro apenas.
    Se vocês puderem me auxiliar com algum material ficaria muito grata.
    Caso seja possível enviar para o e-mail
    raquelomarques@hotmail.com
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, estamos querendo realizar um estudo de verão em nossa Casa Espírita "Mensageiros da Paz" em Pedro Osório -RS , e eu estou encarregada desta tarefa e este seminário seria o ideal, pois além de ter este livro ja o li.Assim da mesma forma que os companheiros acima, ficaria imensamente agradecida em receber este material. Neste caso podem enviar para meu e-mail- mauraleite@yahoo.com.br
    Feliz Natal e que o Mestre ilumine a todos

    ResponderExcluir