Os anúncios aqui postados são de inteira responsabilidade do Google

10 de ago. de 2008

Seminário "Expositor Espírita"

No dia 09/08/08, foi realizado em nossa casa o Seminário "Expositor Espírita" com o Irmão José Ferraz.

Com base na literatura espirita que trata o tema, o irmão amigo lembrou ao publico da importância de um bom planejamento e organização das Reuniões Doutrinárias em um Centro Espírita.

Esclareceu que a divulgação visa tornar a doutrina conhecida e atuante no meio social, sem agredir convicções nem impor idéias ou comportamentos.

Diante da reflexão necessária de como estão sendo realizadas as reuniões doutrinárias em nossa casa, propôs-nos pensar e diagnosticar a realidade que vivenciamos, construindo um perfil mais próximo do ideal, onde cada expositor poderá trazer sua contribuição através da auto-critica, debate sobre o assunto com outros expositores e colegas e, principalmente, buscar o auto-aprimoramento através leituras e estudos construtivos e educativos.

A despeito de resistências encontradas nos processos de mudanças organizacionais, é possível obtermos melhoria na qualidade de nossas reuniões doutrinárias.E para isso, Pugliese, autor de uma das obras usadas neste evento, segere a observação de alguns pontos capitais, tais como: adequação do ambiente para realização de reuniões produtivas; adoção de critério para seleção dos temas que tenham conexão com os postulados da Doutrina Espírita; utilização das Obras Básicas e Clássicas do Espiritismo como fonte de referência; elaboração de um roteiro básico para a realização da reunião sem improvisações; confirmação, com antecedência, da presença do palestrante; preparação dos dirigentes da reunião doutrinária para a substituição eventual do palestrante; promoção de cursos de capacitação, etc.

O irmão José Ferraz, com toda a dedicação e carinho, abordou, também, algumas técnicas para elaboração da exposição doutrinária, as quais devem ser observadas criteriosamente pelos palestrantes. Este e outros assuntos afetos às reuinões nos centros espíritas não se esgotam em um único encontro, deixando-nos um gostinho para um próximo momento de estudo.

À noite, ele nos apresentou na prática como realizar uma exposição alinhada aos preceitos Kardequianos com o tema: Transtornos da Conduta Familiar.

Agradecemos ao nosso irmão José Ferraz pela sua presença notável e parabenizamos ao Departamento Doutrinário por mais uma realização educativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário